sexta-feira, 29 de abril de 2011

À procura do homem perfeito é o objetivo de quase todas as mulheres hoje em dia. Mas, como é o homem perfeito? Onde ele está? De forma lúdic...

Procura-se um muso

Um comentário:
 
À procura do homem perfeito é o objetivo de quase todas as mulheres hoje em dia. Mas, como é o homem perfeito? Onde ele está? De forma lúdica e sensível artistas plásticas da Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem (ABAPC) retratam o que seria um homem que lhe cause inspiração, ou seja, um muso. A mostra “fica exposta até o dia 31 de maio no Espaço Cultural Boulevard das Artes, no 2º piso.

O tema da exposição é o título de uma crônica publicada em 2010, baseado no poema de Rainer Maria Rilke, O Torso Arcáico de Apollo. O poema, escrito quando o poeta trabalhava com Auguste Rodin na primeira década do século XX, foi inspirado por sua vez na escultura de mesmo nome, de autoria desconhecida, encontrada no século III a.C.
Segundo o curador da ABAPC, Robert Richard, cada uma das artistas concebeu sua obra num desdobramento do olhar feminino sobre um torso masculino – um muso – que não esteve acabado em algum momento. “As peças trazem toda sensibilidade feminina sobre o que representa, fisicamente, o homem ideal para as mulheres”.

Um comentário:

  1. A crônica, de minha autoria, foi publicada em julho de 2010 na revista SANTOS ARTE & CULTURA, publicação da qual sou colaboradora e cronista. Na época, o presidente da ABAPC, Robert Richard, pediu-me para fazer uma exposição com as artistas da entidade, baseada na minha crônica, "PROCURA-SE UM MUSO", que dá o título dessa mostra, cuja primeira edição foi realizada na Galeria de Artes do Prédio Histórico dos Correios. Eu havia feito um trabalho com a escultora Thereza Carvalho que fazia uma tese acadêmica, ela acabou por me colocar em contato com o "Livro das Imagens". Foi então que o Soneto de Rilke, O Torso Arcaico de Apollo, me encantou bem como a escultura na qual Rilke se inspirou. Assim, escrevi essa crônica "PROCURA-SE UM MUSO", que dá nome à exposição, e na qual as artistas se basearam para criar suas obras. É uma reflexão sobre que homem seria UM MUSO para essa nova mulher que somos todas nós. A exposição está linda, merece ser vista, e o público terá oportunidade de ler minha crônica "PROCURA-SE UM MUSO", bem como a apresentação da exposição, também escrita por mim, expostas no Espaço Cultural. As obras são belíssimas!
    Esse meu comentário apenas completa as informações da nota publica.
    Patrícia Cicarelli

    ResponderExcluir