terça-feira, 13 de setembro de 2011

Foi somente em 1980 que surgiu a primeira versão de uma Barbie negra, criada pela estilista Kitty Black Perkins. Este exemplar original e ma...

Exposição “Black Barbie” exalta a beleza negra

Nenhum comentário:
 
Foi somente em 1980 que surgiu a primeira versão de uma Barbie negra, criada pela estilista Kitty Black Perkins. Este exemplar original e mais 84 bonecas estão presentes na exposição “Black Barbie – uma celebração da beleza negra”, que fica em cartaz até o dia 2 de outubro no Raposo Shopping, em São Paulo.

Dividida em 11 grupos temáticos, a mostra reúne as bonecas da coleção do brasileiro Carlos Keffer, imagens do fotógrafo Ricardo Schetty e edições históricas de revistas e LPs com referências à mulher negra, de Zezé Motta a Michelle Obama.


Desde sua criação em 1959, a boneca sempre refletiu tendências da moda e questões de comportamento. Outros destaques são as homenagens às tradições do continente africano, na figura da “Barbie, Deusa da África”, e ao Brasil, representando pela “Barbie Bahia”, com referência a Iemanjá. Há também representantes da música moderna, como as barbies “Diva do Jazz” e “Diana Ross”, e do cinema, como a Barbie “Uhura” (Star Trek) e a “Bond Girl” Halle Berry.

Nenhum comentário:

Postar um comentário