terça-feira, 6 de novembro de 2012

Atribuir uma atmosfera urbana com conexão ao universo do grafite a quadros famosos como “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix, “Mona L...

Clássicos reinterpretados

 
Atribuir uma atmosfera urbana com conexão ao universo do grafite a quadros famosos como “A liberdade guiando o povo”, de Delacroix, “Mona Lisa”, de Leonardo Da Vinci, “As Meninas”, de Velásquez, “A moça do brinco de pérola”, de Vermeer, e ainda, “O almoço na grama”, de Manet e “O nascimento de Vênus”, de Bouguereau, é a ideia da francesa Gasediel na sua mostra intitulada Desvi’art. 

Utilizando óleo acrílivo e spray, a artista mostra um lado mais divertido de quadros muitas vezes melancólicos. O que será que Da Vinci diria se visse seu quadro mais famoso mixado com ícones modernos e artes de rua? Provavelmente ficaria espantando com os aspectos reinterpretados de seu quadro. Nas criações nada é aleatório, cada composição tem um por quê e parte de estudos profundos da história de cada quadro, por exemplo, um de nossos preferidos, o “Odalisca”, realizado a partir do original de Ingres – pintor que idealizou o nu feminino –, um dos arabescos em azul intenso aparece como uma “tatuagem” nas costas da personagem central do quadro. Não por acaso, o desenho sinuoso desce do alto das costas até o ânus da odalisca, como uma alusão às galerias de esgoto do cenário paulistano onde o grafiteiro costuma pintar suas obras.



Mostra: DESVI’ART
De 8 de novembro a 17 de novembro
Artista: GasedielDe segunda à sexta, das 11h às 19h; sábado, das 11h às 18h
Onde: Hoc Die Design – Rua Dr. Peixoto Gomide, 1887, Jardins – São Paulo/SP – Telefone: (11) 3088-6141