terça-feira, 13 de maio de 2014

Por Mirella Stivani Estreia dia 15 de maio, nos cinemas, a comédia nacional “Do Lado de Fora”. Dirigida por Alexandre Carvalho, traz no...

Chega aos cinemas: “Do Lado de Fora”

Nenhum comentário:
 
Por Mirella Stivani

Estreia dia 15 de maio, nos cinemas, a comédia nacional “Do Lado de Fora”. Dirigida por Alexandre Carvalho, traz no elenco Marcello Airoldi, André Bankoff, Titi Müller, Silvetty Montilla, entre outros.

O filme conta a história de quatro homens que após um pacto decidem “sair do armário” no prazo de até um ano. Os personagens são variados: o executivo de sucesso que teme revelar-se no escritório onde trabalha; um adolescente que sonha em ser drag queen, mas enfrenta o furor religioso dos pais; o marido casado com uma mulher que não tem coragem de assumir sua verdadeira orientação sexual à família; a militante tão engajada que acaba extrapolando os limites dos direitos alheios. E assim vai.


Sim, muitos dos estereótipos e lugares-comuns já tão divulgados e encenados aparecem na tela. Mas isso não desmerece o filme. Afinal, a proposto é ser uma comédia e não um tratado científico sobre o preconceito que ainda encontra certa insistência em permanecer por aí.

Mas quem disse que o riso não nos faz refletir também? Pois é exatamente isso que “Do Lado de Fora” faz: de uma forma leve e envolvente, logo os personagens conquistam a simpatia de quem acompanha suas histórias em busca pela aceitação alheia e a de si próprio. Consequentemente, atiça o cérebro a pensar sobre o assunto.

Como canta Caetano Veloso, “Cada um sabe a dor / E a delícia / De ser o que é”. E, de certa forma, é isso que “Do Lado de Fora” mostra. Sem demagogias, apenas com a intenção do divertir e também alertar, por que não? Nem sempre é fácil tirar as máscaras que nos protege, mas aceitar as diferenças (seja as próprias como as do outros) já é um começo. Não importa de qual lado você está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário