quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Pensar positivo e ver o lado bom da vida, pode ser a chave para uma boa recuperação. Por José Roberto Marques, presidente do Ins...

Outubro Rosa: nessa luta, o pensamento positivo faz toda diferença

Nenhum comentário:
 

Pensar positivo e ver o lado bom da vida, pode ser a chave para uma boa recuperação.



Por José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

O mês de Outubro é marcado em todo o mundo por ser o mês de combate ao câncer de mama. Essa campanha iniciou nos Estados Unidos e expandiu para o mundo sendo acolhida por diversos países, e no Brasil não foi diferente. Em meados de 2002, no mês da campanha, a cidade de São Paulo iluminou o Obelisco do Ibirapuera com a cor rosa, como forma de apoio a causa.

Com o tempo, a campanha foi se tornando conhecida e hoje consegue abordar milhares de pessoas pelo mundo todo. Pois através da campanha Outubro Rosa, as informações chegam às pessoas de forma rápida e correta, despertando uma preocupação que antes existia apenas para uma pequena parcela das pessoas.

Sabe-se que quanto mais cedo o câncer for diagnosticado, maiores são as chances de tratamento podendo ter até 95% de chance de cura. Lembrando que hoje, o câncer de mama é, no mundo, uma das doenças que mais matam as mulheres, por isso, é preciso ter toda atenção e cuidado quando o assunto é a saúde das mamas de uma mulher.
Lidando com o desafio

Com certeza, o momento do diagnóstico é um dos mais difíceis para uma mulher, por isso, quando diagnosticada com câncer de mama, a mulher precisa ser forte e ter o apoio das pessoas mais próximas, como a família, amigos, esposo e filhos.

Com o início do tratamento, os efeitos colaterais dos medicamentos acabam influenciando no comportamento e humor das pacientes, é nesse momento que os maiores desafios começam a aparecer e encontrar meios para suportar o momento que é verdadeiramente desafiante se torna indispensável.

Algumas mulheres se apegam a religião, a família, aos amigos, outras optam por buscar novos hábitos e hobbies para ocupar seu tempo, mas nem sempre conseguem um resultado que de fato consiga melhorar a autoestima ou amenizar os sentimentos que estão passando durante o período de tratamento.

Uma estratégia poderosa para conseguir vencer o tratamento contra o câncer é o pensamento positivo. Além de ter o apoio daqueles que te amam, é fundamental trabalhar a mente para que os pensamentos negativos desapareçam, dando lugar aos bons pensamentos, as boas vibrações e a energia positiva.

Trabalhar o pensamento positivo pode ser bastante desafiador para uma pessoa que está passando por momentos tão difíceis, por isso, se for necessário, vale a pena buscar ferramentas, técnicas, cursos, artigos, livros e tudo que for necessário para auxiliar nessa transição de pensamentos ruins para pensamentos positivos.

Falando em pensamentos positivos, em energias positivas, em boas vibrações, é relevante ressaltar que o Coaching consegue trabalhar todas essas questões de forma bastante eficaz. Aliás, o Coaching pode ser uma opção maravilhosa para as mulheres que já foram diagnosticadas com o câncer de mama.

Com ele, essas mulheres podem poderão enfrentar a vida e os momentos desafiadores com outro olhar, com uma visão mais positiva e otimista. Muitas vezes, algumas conseguem entender que a doença é apenas mais um obstáculo que deve ser vencido, e que para isso é imprescindível ter força e fé.

Veja como o pensamento positivo e as palavras positivas podem influenciar a vida de uma pessoa: 
Uma pessoa que pensa positivamente consegue ter bom humor; 
Pessoas com bom humor possuem 55% menos chances de risco de doença cardíaca; 
Uma pessoa com pensamentos positivos e otimistas se sente melhor e está mais propenso a cuidar mais da saúde; 
O pensamento positivo altera o humor de uma pessoa, além de conseguir abolir o estresse, o que auxilia na recuperação de doenças; 
Por se tornarem mais otimistas, as pessoas com pensamento positivo assumem suas responsabilidades e vão atrás dos seus objetivos com mais garra. 

Por esses motivos, pense positivo, seja otimista, por mais que a vida pareça injusta, é importante tentar ver a vida com outros olhos e buscar formas de lidar com cada desafio. Nesse Outubro Rosa, faça a prevenção, cuide da sua saúde, esteja atenta aos detalhes e se perceber qualquer alteração durante o autoexame, faça a mamografia, pense positivo e siga em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário